A repetição dos nomes de Deus e o uso de mantras e de palavras de poder são a prática mais importante que podemos adotar na nossa vida diária, como complemento da meditação. Os instrutores e Mestres de todos os caminhos espirituais e de todas as religiões recomendam essa prática, que pode assumir diferentes formas.
Os benefícios dessa prática são incríveis. Gandhi recitava o nome de Deus, como Rama, constantemente no seu dia a dia, e ele mesmo afirmou que o seu sucesso deveu-se em grande parte a esse hábito. O Bhagavad Gita diz que, quando morrermos, iremos para o lugar que ocupa o nosso último pensamento antes da morte; a última palavra de Gandhi, ao ser assassinado, foi “Rama”. Sai Baba dizia que a repetição do nome de Deus e a visualização da Sua forma são um dos principais segredos do sucesso espiritual. Além de usá-las na meditação, o ideal é adotar essa prática habitualmente, ao longo do dia, enquanto esperamos na fila no banco, ao lavar a roupa, ao tirar o pó com o aspirador, ao tomar banho, ao caminhar e assim por diante.
A lei da mente é que os pensamentos criam a realidade. A energia segue o pensamento. Quando você recita o nome de Deus, acaba se tornando aquilo que está recitando. Quanto mais você o repetir, mais você purificará seus corpos físico, emocional, mental e etérico, e eles poderão então refletir apenas Deus.
Um dos maiores problemas de quem segue o caminho da espiritualidade é uma mente divagadora:”uma mente ociosa é a oficina do diabo”. A entoação do nome de Deus mantém sua mente voltada para Ele. Se a mente não está em Deus, é provável que esteja no seu eu inferior e no seu ego negativo. Na Índia, todos recitam o nome de Deus; isso não acontece no Ocidente, o que é lamentável.
Sempre que emoções negativas se manifestarem ou quando se sentir deprimido ou irritado, recite o nome de Deus e visualize a forma divina que preferir. Você verá que essa atitude o tirará imediatamente daquela situação. Essa é uma das maneiras que você tem para afastar-se do seu eu inferior e aproximar-se do seu eu superior. Não há necessidade de adotar apenas um nome, se você preferir variações, altere o quanto desejar. A repetição do nome de Deus, reforçada pela visualização, é realmente um remédio para todas as circunstâncias da vida.
Além dos nomes de Deus, você pode usar os mantras, que são sons sagrados. Um exemplo é Aum. Sai Baba dizia que o mantra Aum é a seta e que Brahma é o alvo. Aum o leva diretamente a Brahma. Aum é a mãe de todos os mantras.
O que chama a atenção sobre os mantras é que muitos deles realmente existem nas dimensões superiores e foram apresentados à humanidade pelos antigos rishis ou videntes indianos. Tendo a capacidade de entrar em sintonia com as dimensões superiores, eles ouviram efetivamente esses mantras por meio de clarividência. O poder dos mantras é inacreditável. Deus criou o universo recitando um mantra. À medida que evoluir para níveis de espiritualidade cósmicos, você poderá criar planetas e mesmo sistemas solares com a força de um mantra.
Você reconhece o poder das palavras. A prova desse poder está no que Jesus disse, “Lázaro, levanta-te!”, e Lázaro ressuscitou dentre os mortos. Veja o efeito das palavras de Hitler sobre a Alemanha nazista. As palavras de poder podem ser usadas por um mago branco ou por um mago negro. A maioria das pessoas não faz ideia do tremendo poder que têm quando falam.
Atualmente, os pesquisadores estão fazendo muitos estudos sobre o som. Nesses estudos, certas frequências de som são direcionadas para células cancerosas, tendo como resultado a cura completa do câncer. A voz humana é o instrumento maior para produzir o som. Juntamente com o sentido das palavras ou com os nomes de Deus, o som pode sanar todos os problemas.
Não há necessidade de dizer que o Pai Nosso e a Grande Invocação são carregados de energia. Outra coisa interessante sobre o uso dos mantras, dos nomes de Deus e das palavras de poder é que quanto mais são usados, mais cheios de energia eles se tornam, assumindo uma força espiritual coletiva própria. Quando você reza, digamos, o terço da Virgem Maria, você se abastece numa consciência de grupo e também na sua própria relação pessoal com Deus.
Os mantras e os nomes de Deus podem ser ditos em voz alta, em silêncio, sussurrados ou escritos. Cada um tem o seu efeito específico. Preste o máximo de atenção para não se tornar mecânico. Recite cada mantra como um ato de adoração e de culto a Deus. O nome de Deus no judaísmo místico era tão sagrado, que certos setores da tradição judaica proibiam as pessoas de pronunciar o nome divino. É por isso que um dos mandamentos da Bíblia prescreve não usar o nome do Senhor em vão.
A recitação de um mantra ou de um nome de Deus cria força espiritual e purifica, limpa e cura todos os corpos de que você é feito. Ao repetir o nome de Deus, você programa a perfeição em sua mente subconsciente, e esta irá criar a perfeição em seus corpos físico, emocional, mental e espiritual.
A entonação de mantras ou dos nomes de Deus ajuda a formar o seu corpo de Luz, que é o corpo que você usará no estado ascensionado. Quanto mais você entoar o nome de Deus, mais ele será o centro de sua consciência. O mantra é como uma semente que acabará se transformando numa árvore frondosa. A árvore simboliza a realização em Deus. O mantra e o nome de Deus o protegem da fascinação, da ilusão, de maya e das energias negativas. Eles também lhe atraem o que você recita.
Se você recitar a palavra divina “Elohim”, que significa “Tudo o que Deus É”, você estará atraindo a si tudo o que Deus é. Se recitar o nome de Deus ao adormecer, você flutuará no seu corpo da alma até a dimensão e a consciência do nome que você recita, uma vez que é o último pensamento que está na sua mente que determina o lugar para onde você vai enquanto dorme.
O objetivo último de recitar os nomes de Deus ou os mantras é unir sua consciência individual com a consciência de Deus. O nome de Deus ou o mantra o ajuda a tomar consciência da sua verdadeira natureza como eu eterno, desperta suas faculdades superiores e eleva sua consciência ao nível daquela ressonância mântrica específica.
A prática constante dessa disciplina espiritual sagrada produz uma energia espiritual muito forte em sua aura, energia essa que você pode usar para abençoar as pessoas que encontra ao longo do dia. A mente é um instrumento de grande poder. Jesus disse que se tivermos a fé de uma semente de mostarda poderemos mover montanhas, literalmente. Em sua canalização da Mente Universal, Paul Solomon disse que usava o livre-arbítrio de forma tão vigorosa, de modo a alterar realmente as posições das estrelas do universo. Edgar Cayce disse que as manchas solares são criadas pelo modo de pensar negativo do homem.
Você pode imaginar como se sentiria se pudesse deter a enorme força de sua mente ininterruptamente, vinte e quatro horas por dia, para recitar os nomes de Deus, os mantras e as palavras de poder: todos os seus pensamentos, palavras e ações teriam uma origem divina. Este é o ideal: fazer com que toda a sua vida na Terra seja uma afirmação de Deus, que é o que você realmente é. Em geral, não fazemos isso porque não fomos educados para essa finalidade ou porque não recebemos os instrumentos e métodos apropriados.
Todos temos um ou vários mantras, nomes de Deus e palavras de poder particulares a que reagimos intensamente. Esses podem ser muitos ou poucos. Não há certo ou errado. Deixe sua intuição guiá-lo. Experimente e divirta-se. Você ficará impressionado com os resultados que lhe advirão sob a forma de uma grande alegria, amor de Deus, amor das pessoas e Luz.
Durante o dia, nos momentos em que não estiver recitando os mantras e os nomes de Deus, você pode praticar outras disciplinas espirituais, como a meditação, oração, leitura espiritual, afirmações, escrever um diário ou praticar exercícios físicos. A repetição do nome de Deus e dos mantras pode ser comparada a uma fita adesiva que liga todas essas ações ao longo do seu dia.
É extraordinariamente forte cantar os nomes de Deus. Na Índia, essa prática se chama cantar bhajans ou kirtans; no Ocidente, nós a conhecemos como cantos devocionais. Acrescentar o corpo emocional à recitação dos nomes de Deus e dos mantras faz com que eles se tornem ainda mais fortes. Programe suas próprias melodias e cantos, se quiser, ou adquira CDs. O uso de CDs com os mantras e com os nomes de Deus é uma prática receptiva, mais do que ativa. Uma coisa interessante que passa a acontecer quando você faz isso habitualmente é que o seu subconsciente e a sua natureza interior começam a recitar os mantras sem que a sua mente consciente se envolva. A recitação vai acontecendo automaticamente. Você começa a recitar em seus sonhos. Toda sua vida interior e exterior fica envolvida pela música e pela canção divinas.
Também é recomendável estabelecer momentos específicos para a recitação ou para a entonação. Você pode praticar na meditação ou, se preferir, pode usar o japamala como é comum na Índia. O japamala é um fio com cento e oito contas (cento e oito é um número sagrado) feitas de semente de sândalo ou de rudraksha. Ao recitar seu mantra ou o nome de Deus, você conta uma conta ou uma semente com os dedos. Em geral há algum tipo de marca que indica que você completou um certo número de repetições ou que terminou o ciclo inteiro. Os mantras podem ser recitados em conjunto ou em séries, como sete vezes todas as contas, por exemplo. É bom saber que cada série de repetições não só contribui com o seu crescimento espiritual, mas também ajuda toda a humanidade e a Terra. Usar as contas do japamala é como usar o terço. Os budistas também têm uma prática semelhante. Se você segurar um cristal durante a recitação, sua prática produzirá uma energia ainda mais forte. Quanto mais você recitar o nome de Deus e Seus mantras divinos, mais você se assemelhará a Ele.
Essa prática purificará sua mente subconsciente e o ajudará a desenvolver uma enorme força de concentração. Ela o levará a aquietar a mente, a acalmar as emoções e a curar o corpo físico. Finalmente, ela fará com que você permaneça sempre na consciência de Cristo e não na consciência do ego negativo.
Para que essa prática não se transforme em rotina, é importante variar. Transforme essa prática no seu grande momento de alegria. Mantenha o interesse usando diferentes nomes de Deus e de mantras e adotando diferentes velocidades ou tempos de entoação. Você pode adotar um ritmo lento, alto ou baixo, melodioso ou não. O mais importante é recitar com entusiasmo, grande devoção e amor; você está adorando e oferecendo seu amor a Deus.
Como você mantém seu corpo físico sadio com alimento saudável, assim também repetir o nome de Deus é o mesmo que alimentar sua mente e seu espírito com bom alimento. Um dos segredos do sucesso espiritual e mundano está em compreender a importância do direcionamento da atenção. Você vive, literalmente, onde está sua atenção. A repetição do nome de Deus e de Seus mantras faz com que você mantenha sua atenção onde ela deve estar. Isso lhe atrairá saúde espiritual e material, pois não diz a Bíblia, “buscai o seu Reino, e essas coisas vos serão acrescentadas”?
Cada mantra o levará a realização de Deus e ao topo da montanha espiritual; mas cada um subirá a montanha por um caminho diferente. Há mantras e palavras de poder para todos os objetivos que se possa ter na vida. Alguns se destinam à cura, outros visam atrair a prosperidade. Você não precisa mudar de religião para usar uma variedade universal e eclética de mantras. Sai Baba dizia que “Qualquer que seja o nome ou a forma de Deus que você recite ou cultue, a ele atenderei”. Essa é a religião da Nova Era do futuro. Todos os nomes e todas as formas levam ao mesmo lugar. Escolha os que mais fizerem eco em você. Talvez você queira ter um nome ou um mantra específico para cada circunstância da vida; isso é muito bom.
Recitar o nome de Deus também o ajuda a manter a consciência da presença de Deus na sua vida diária. O grande problema é o esquecimento. Se você recitar o nome de Deus constantemente, não haverá como esquecer. Essa prática também o ajudará a formar hábitos positivos, de Deus, e não hábitos negativos, do eu inferior. Dedicar-se a essa prática só pode levar Deus à ação. Deus não consegue resistir a um coração puro, amoroso e devoto.
Repita o nome de Deus sempre que sentir medo ou que começar a se preocupar, e o medo e a preocupação desaparecerão. “Se Deus está contigo, quem ou o que pode estar contra ti?”. Pense na influência que a propaganda exerce sobre o público em geral. Refiro-me aqui a todos os slogans, palavras de apego e canções. Veja como o público compra os produtos anunciados. Adote esse mesmo método; recite o nome de Deus e você estará comprando apenas um “produto de Deus”. Quando perceber que vai começar uma discussão com seu companheiro ou companheira, recite imediata e silenciosamente o nome de Deus na sua mente e fique atento aos resultados.
Quanto mais você praticar os nomes de Deus e os mantras, mais a semente penetrará na alma de sua mente subconsciente, e mais profundas serão suas raízes. Ela acabará por unificar sua consciência no serviço de sua alma e de sua mônada, e, então, ascensione.
MANTRAS DA TRADIÇÃO MÍSTICA JUDAICA.
- Elohim - Esse é o aspecto da Mãe Divina de Deus; ele significa Tudo o que Deus É. Esse é um dos mantras mais poderosos.
- Yod Hay Vod Hay ou Yod Hay Wah Hay – Esse é o aspecto do Pai Divino de Deus.
- Adonai – Esse é o aspecto Terra de Deus; na Cabala, significa Senhor.
- Eh Hay Eh – esse é o Eu Sou. Outra versão, que pode ser mais forte, ainda é Ehyeh Asher Ehyeh, que significa Eu Sou Aquele que É. Esse foi o nome com que Deus se revelou a Moisés na sarça ardente.
- Yhwh – Este é o nome vivo e revelado de Deus que está por trás de todos os deuses criadores.
- El Shadday – Deus todo poderoso.
- Ha Shem – O nome; ou Baruch Ha Shem, significando Abençoado é o Nome.
- Shekinah - Espírito Santo.
- El Eliyon – Deus Altíssimo.
- Sh'Mah Yisrael Adonai Elohainu Adonai Chad – O Senhor nosso Deus, o Senhor é Um!
- Baruch Ata Adonai – Abençoado é o Senhor.
- Qadosh, Qadosh, Qadosh, Adonai Tzeba'oth – Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus dos Exércitos.
- Eli Eli – Meu Deus, Meu Deus.
- Ruach Elohim – Espírito de Deus.
- Ribono Shel Olam – Senhor do Universo.
- Shekinah Ruach Ha Qodesh – Presença Divina do Espírito Santo.
- Ain Sof Ur – Luz Infinita do Absoluto.
- Layoo-esh Shekinah – Pilar de Luz do Espírito Santo.
- Ehyeh Metatron – Eu Sou Metraton. Metatron é um arcanjo representante de Deus no universo exterior; frequentemente chamado de a Túnica de Shaddai; manifestação visível da divindade e criador dos mundos exteriores e do elétron.
- Yahweh Elohim – Divinos Senhores da Luz e do Aprendizado.
- Yeshua Michael – Jesus e o Arcanjo Miguel.
- Shaddai El Chai – O Altíssimo Deus Vivo.
- Adonai H'artez – Senhor da Terra.
- Moshe Yeshua Eliahu – Moisés, Jesus e Elias.
- Shalom – Paz.
- Hyos Ha Koidesh - Servos Altíssimos do Ancião dos Dias.
MANTRAS HINDUS
- Aum ou Om - A mãe de todos os mantras.
- Brahma, Vishnu, Shiva - Eu Sou Ele ou Eu Sou o Eu.
- So Ham - Esse era o mantra de Sai Baba e de Baba Maktananda. É o som que Deus ouve ao prestar atenção à respiração dos seres humanos. À noite, enquanto os homens dormem, o som se transforma em Aum, dizia Sai Baba. Recite esse mantra seguindo o ritmo da sua respiração: ao inspirar, dia "So"; ao expirar, diga "Ham". Deixe que a respiração conduza a meditação e o mantra.
- Bhurh Bhuvah Svah Tat-savituhr Varenyam Bhargogah Devasya Dhimahi Dhiyoyal yoyah Na Pracodayat – Om Terra, atmosfera, céus. Meditemos sobre a luz sagrada daquela fonte refulgente que deve dirigir (ser o impulso para) os nossos pensamentos.
- Sai Baba ou Sai Ram ou Om Sri Sai Ram – Esses mantras atrairão Sai Baba.
- Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare, Hare. Hare Rama, Hare Rama, Hama, Hama, Hare, Hare – Salve Krishna, Salve Krishna, Krishna, Krishna, Salve, Salve. Salve Rama, Salve Rama, Rama, Rama, Salve, Salve. Este é o cântico Hare Krishna. Ele é utilizado para dispersar a negatividade que encobre nossa verdadeira natureza.
- Om Namah Sivaya – Esse mantra invoca o Guru Supremo que é o Eu de todos. É o mantra de Baba Muktananda e de Swami Sivananda.
- Om Sri Dattatreya Namaha – Om, Honra ao nome Dattatreya. Dattatreya é a encarnação de Brahma, Vishnu e Shiva ocupando o mesmo corpo. Sai Baba disse que ele, é a encarnação do Senhor Dattatreya.
- Om Shanti – Mantra da Paz.
- Om Tat Sat - Vós sois a Realidade Absoluta Inexprimível.
- Hari Om Tat Sat – Om, a Realidade Divina Absoluta.
- Hari Om – Este é um mantra de cura. Hari é um dos nomes de Vishnu, o aspecto de cura do Senhor Krishna.
- Om Sri Rama Jaya Rama Jaya Jaya Rama – Vitória do Eu Espiritual.
- Yesu Christu – Jesus Cristo, em hindi.
- Rama – Um dos nomes de Deus: Aquele que nos enche de alegria incessante.
- Krishna – Um dos nomes de Deus: Aquele que nos atrai a Si.
- Tat Twam Asi – Aquele e Este de Um.
- Hong Sau – Eu Sou Ele ou Eu Sou o Eu. Esse mantra é recitado seguindo o ritmo da respiração, como acontecem com os mantras So Ham e Ham Sa. Esse era o mantra de Paramahansa Yogananda.
- Lam – Primeiro Chakra
- Vam – Segundo Chakra
- Ram – Terceiro Chakra
- Yam – Quarto Chakra
- Ham – Quinto Chakra
- Om – Sexto Chakra
- Aum – Sétimo Chakra
- Sat Nam – Mantra dos Sikhs e do guru Nanak.
- Eck Ong Kar Sat Nam Siri Wha Guru – O Supremo é Um Seus Nomes são Muitos.
- Sivo Ham – Eu Sou Shiva.
- Aham Brahmasmi – Eu Sou Brahma ou Eu Sou Deus.
- Om Ram Ramaya Namaha – Senhor Ram, inclino-me diante de Vós.
MANTRAS ISLÂMICOS
- Allahu Akbar – Deus é Grande.
- Bismillah Al-Rahma, Al-Rahim – Em nome de Alá, o Compassivo, o Misericordioso.
- Ya-Rahman – Deus Magnânimo.
- Ya-Salaam – A Fonte da Paz.
- Ya-Mutakabir – Deus Magestoso.
- Ya-Gaffar – Deus Clemente.
- Ya-Ftahat – Deus, o que Abre.
- Ya-Hafiz – Deus Preservador.
- Ya-Sabur – Deus Paciente.
MANTRAS OCIDENTAIS
- Eu Sou Aquele que É
- Eu Sou Deus
- Eu Sou
- Eu quero
- Eu Amo
- Cala-te e Sabe que Eu Sou Deus
- Areeeooommm – Mantra da Mente Universal, de Edgar Cayce.
MANTRAS EGÍPCIOS
- Nuk-Pu-Nuk – Eu Sou Ele Eu Sou.
- Au-U Ur-Se-Ur Au-U – Eu Sou o Altíssimo, Filho do Altíssimo, Eu Sou.
- Ra – Deus Sol.
- Ra-Neter-Atef-Nefer – O Deus Divino Rá e Misericordioso.
- Nefer-Neter-Wed-Neh – O Deus Perfeito Concede a Vida.
- Osiris
- Ísis
- Erta-Na-Hekau-Apen-Ast – Pronuncia-se Err-Tai Tche-Kah-u Ou-pen Oust. Possa eu receber as palavras de poder de Ísis.
- Heru-Udjat – Olho de Hórus.
PALAVRAS MANTRAS
Paz, Alegria, Amor, Equilíbrio, Poder Pessoal, Perdão, Humildade, Serenidade, Felicidade, Compaixão, Serviço, Boa Vontade, Altruísmo, Bondade, Unidade.
MANTRAS DOS CHAKRAS DA FUNDAÇÃO TIBETANA
O – Primeiro Chakra
Shu – Segundo Chakra, pronuncia-se chuk
Ya – Terceiro Chakra
Wa – Quarto Chakra, pronuncia-se ión
He – Quinto Chakra
Hu – Sexto Chakra, pronuncia-se hiu
I – Sétimo Chakra
MANTRAS BUDISTAS
- Om Mani Padme Hum – A joia da compaixão no lótus do coração. Um dos mantras mais poderosos atualmente usados no mundo.
- Om Ah Hum – Vem a mim, Om.
- Padme Siddhi Hum – Vem a mim, Poder do Lotus.
- Buda
- Quan Yin, Avalokitesvara, Chenrazee
MANTRA DE DJWHAL KHUL
O mantra da alma tem o objetivo de ativar a ajuda de sua alma e do eu superior. É o mantra da Grande Fraternidade Branca, tendo um poder energético muito grande.
Eu Sou a Alma
Eu Sou a Mônada
Eu Sou a Luz Divina
Eu Sou Amor
Eu Sou Vontade
Eu Sou Propósito Estabelecido
A GRANDE INVOCAÇÃO
Do ponto de Luz na mente de Deus,
Flua luz à mente dos homens.
Que a Luz desça sobre a Terra.
Do ponto de Amor no coração de Deus,
Flua Amor ao coração dos homens.
Que Cristo possa retornar à Terra.
Do centro onde a Vontade de Deus é conhecida,
Guie o propósito as pequenas vontades dos homens,
O propósito que os Mestres conhecem e a que servem.
Do centro que chamamos de raça dos homens,
Realize-se o Plano de Amor e Luz,
E possa ele selar a porta onde habita o mal.
Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano sobre a Terra.
Djwhal Khul recebeu essa invocação do próprio Senhor Maitreya e a incluiu nos livros de Alice Bailey.
Excelente, muito obrigado pelo texto!
ResponderExcluir