Não há nenhuma lâmpada de Aladim que possamos esfregar para trazer o tesouro subitamente até nós. Nem temos que viajar o mundo para encontrá-lo como o homem que buscou em todos os países e, então, de volta à sua casa, encontrou-o escondido sob o chão de sua humilde casinha.
Todo grande professor que deu instruções sobre como atingir a meta da vida deu o que pode ser chamado de uma fórmula. Mas nunca é uma fórmula mágica que pode ser misturada e agitada para dar resultados imediatos. É sempre uma fórmula pela qual temos que nos empenhar para viver nossas vidas. Quando conseguimos executá-la, os resultados são certos.
Como poder ser esperado, as fórmulas são basicamente as mesmas se pudermos analisá-las corretamente. A única diferença está na maneira como são apresentadas, na ênfase dada a um ou outro fator, ou na introdução de um novo ingrediente para que se adequem ao espírito de uma geração ou aos amplos pensamentos dos buscadores.
Sai Baba nos deu uma fórmula com quatro ingredientes principais. Ao invés de pensar neles como ingredientes, talvez devêssemos considerá-los como quatro linhas mestras ao longo do Caminho Sai. Se seguirmos essas linhas, certamente alcançaremos a meta. Seus nomes em sânscrito são Prema, Sathya, Dharma e Shanti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário